quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Propriedades físico - ópticas da luz / ULBRA - Prof. Fernando Pires

Transmissão

A transmissão acontece quando a luz atravessa uma superfície ou objeto. Tem três tipos de transmissão : direta, difusa ou seletiva.
  1. Transmissão direta: acontece quando a luz atravessa um objeto e não se produzem câmbios na direção ou qualidade dessa luz. Por exemplo, um vidro ou o ar.
  2. Transmissão difusa: se produz quando a luz passa através de um objeto transparente ou semi transparente com textura. Por exemplo,um vidro esmerilhado.
  3. Transmissão seletiva: é produzida quando a luz atravessa um objeto colorido. Parte da luz vai ser absorvida e parte vai ser transmitida por esse objeto. 
Reflexão: acontece quando a luz chega a um objeto e reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira direta ou difusa.

Absorção: a luz incidi na superfície, no entanto não é refletida e nem refratada, sendo absorvida pelo corpo, e aquecendo-o. Ocorre em corpos de superfície escura.

Refração: é um fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.

Difração: denomina-se difração o desvio sofrido pela luz ao passar por um obstáculo, tal como as bordas de uma fenda em um anteparo. Pode-se ver a difração da luz olhando-se para uma fonte luminosa distante, tal como um anúncio de neon através da fenda formada entre dois dedos, ou observando a luz que escoa pelo tecido de um guarda-chuva. No geral os efeitos de difração são são muito pequenos, devendo ser analisados e investigados minuciosamente.

Polarização: as ondas de luz se propagam em movimento ondulatório transversal no qual a direção de vibração e perpendicular a direção de propagação. A luz natural, ou não polarizada, apresenta direções de vibrações em inúmeras direções, mas todas elas perpendiculares a direção de propagação do raio.
A luz polarizada, por sua vez, apresenta apenas umas direção de vibração, também perpendicular a sua direção de propagação.

Bibliografia: 
www.portalcursos.com/fotografiaIII/cursos/lecc-8.htm
www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Fundamentos/luz2.php
www.brasilescola.com/fisica/a-refraçao-luz.htm
www.infoescola.com/fisica/difracao
www.rc.unesp.br/igce/petrologia/nardy/mopolarizacao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário